segunda-feira

"Ontem a tarde
um homem das cidades
falava-me de justiça
e da luta pra haver justiça
dos operários que sofrem
do trabalho constante
dos que tem fome
e dos ricos: que só tem as costas pra isso,
e olhando pra mim viu-me lágrimas nos olhos
sorriu com agrado
julgando que eu sentia
o ódio que ele sentia
e a compaixão
que ele dizia que sentia
mas eu mal estava ouvindo
que me importam a mim os homens
os que sofrem
ou supoem que sofrem
sejam como eu
não sofrerão.
TODO O MAL DO MUNDO VEM DE NOS IMPORTARMOS
UNS COM OS OUTROS
quer pra fazer o bem
quer pra fazer o mal
a nossa alma o céu e a terra bastam-nos
quer mais é perder isso
e ser infeliz."

alberto caeiro

2 comentários:

  1. sim, infelizes somos de querer bem ao outro que não nos quer bem ou simplesmente não nos quer. Sintetizemos: infelizes somos de querer! porque o desejo escorre, corre... e corta.

    ResponderExcluir
  2. mas não,"eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes": felizes somos de querer, porque o desejo escorre e corre, e sem ele estamos mortos.

    ResponderExcluir